FDA: Novos remédios para hepatite C em análise

boceprevir e o telaprevir,

Resultados de testes clínicos apontam que, em poucos anos, o vírus da hepatite C poderá ser eliminado em quase todos os infectados
Vivian Carrer Elias
Brasil tem mais de 1,5 milhão de infectados com o vírus da hepatite (Thinkstock)
"Há um número muito grande de pessoas infectadas pelo vírus da hepatite C. São mais de 170 milhões de indivíduos no mundo e cerca de 1,5 milhão no Brasil. A infecção pode evoluir para doenças graves, como o câncer de fígado." Maria Lúcia Ferraz, vice-presidente da SBH
Nesta semana, a comunidade médica teve acesso aos resultados de testes clínicos envolvendo uma série de medicamentos novos para tratar a hepatite C. Embora as conclusões não façam parte da fase final das pesquisas, já que as drogas ainda precisam ser testadas mais vezes, especialistas acreditam que já é viável pensar em uma possível cura para a doença. Os dados animadores foram divulgados durante o The Liver Meeting (A reunião do fígado, em tradução literal), encontro anual da Associação Americana para Estudo das Doenças do Fígado, que terminou na última terça-feira em Boston, Estados Unidos. “Estimamos que, em 2015, quase 100% dos pacientes poderão ser curados”, disse ao site de VEJA a gastroenterologista Maria Lúcia Ferraz, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH) e uma das médicas brasileiras presentes ao evento.
O desenvolvimento de novos remédios para tratar a hepatite C está em constante avanço. Os pacientes com a doença costumavam ser tratados com o interferon, um quimioterápico que estimula o sistema imunológico, associado ao antiviral ribavirina. O tratamento conseguia curar de 40% a 45% dos doentes e precisava ser seguido por um período que variava de 48 a 72 semanas. Em julho deste ano, o Ministério da Saúde anunciou que o Sistema Único de Saúde (SUS) passaria a oferecer dois novos remédios para a hepatite C: o boceprevir e o telaprevir, inibidores de protease que impedem a replicação do vírus e impossibilitam o progresso da doença. Associado ao interferon e à ribavirina, a taxa de cura da terapia subiu para 75%, com uma duração de até 48 semanas.
Leia também:



Segundo Maria Lúcia Ferraz, foram apresentados durante o encontro estudos feitos com cerca de dez novas drogas contra a hepatite C, que agem de maneiras diferentes sobre o vírus — entre elas, o sofosbuvir, da farmacêutica Gilead. A composição desses medicamentos, de acordo com a médica, curou de 90% a 100% dos pacientes com um tratamento seguido por até 24 semanas e com efeitos adversos menores do que os da terapia convencional. “Embora os resultados não sejam definitivos, as conclusões devem ser confirmadas nos próximos testes”, diz Maria Lúcia.
Quais as conclusões que a senhora tirou após participar do The Liver Meeting 2012?Nesse congresso, os pesquisadores mostraram estudos com novas drogas para tratar a hepatite C. Esses medicamentos atuam sobre o vírus por meio de vários mecanismos diferentes e, fazendo composições com essas drogas, os tratamentos tiveram respostas muito altas. Os resultados fazem parte de fases iniciais de estudos, e a maioria atingiu taxa de cura entre 90% e 100%. Mas acredito que esses números vão se repetir conforme as pesquisas avançarão. A mensagem do congresso é que a heptatite C vai ser muito bem equacionada nos próximos anos. Não é para já, mas acreditamos que, em 2015, quase 100% dos pacientes poderão ser curados.
Podemos esperar pela cura da hepatite C em 2015? Na verdade, a partir de 2015 vamos chegar muito mais perto da cura, pois os testes com a nova geração de medicamentos deverão ser finalizados. Lógico que há pacientes cujo tratamento é muito mais difícil, pois apresentam a doença em estágios muito avançados. Talvez não vamos conseguir curar esses pacientes, mas começamos a vislumbrar a possibilidade de ao menos controlar a hepatite C neles.
Se os testes finais desses medicamentos se confirmarem, qual será o avanço do tratamento da hepatite C? O boceprevir e o telaprevir, que são os inibidores de protease recentemente aprovados no Brasil para tratamento de hepatite C, curam até 75% dos pacientes e o tratamento dura, em geral, um ano. As novas gerações de remédios para a doença podem curar entre 90% e 100% dos indivíduos infectados, sendo tomadas por no máximo seis meses. Além disso, os efeitos adversos, embora não sumam completamente, têm se mostrado muito menores. Ou seja, eles abrem portas para um tratamento cada vez mais curto, eficaz e seguro para o problema. 
Qual é a importância do surgimento de novos remédios para essa doença?Primeiramente, há um número muito grande de pessoas infectadas pelo vírus da hepatite C. São mais de 170 milhões de indivíduos no mundo e cerca de 1,5 milhão no Brasil. Além disso, a infecção pode evoluir para doenças graves, como o câncer de fígado. Então, encontrar medicamentos novos para uma doença comum e tão grave é essencial.

Comentários

  1. Processo 2014.8.26.0100 - Procedimento Ordinário - Planos de Saúde - Rosa Maria .... - Unimed Fesp. - Vistos. Defiro o pedido antecipatório. A antecipação de tutela deve ser calcada na verossimilhança das alegações de quem a pretende, conforme disposto no “caput” do art. 273 do Código de Processo Civil, e no risco de dano irreparável ou de difícil reparação. Foram juntados documentos que demonstrem a verossimilhança das alegações. Além disto, não há dúvidas sobre a necessidade do fornecimento do medicamento OLYSIO (SIMEPREVIR) 150 mg para proporcionar a autora uma vida com mais qualidade. Observo que o medicamento prescrito é indispensável ao tratamento da autora, diagnosticada com Hepatite Viral Crônica C. Na lição de HUMBERTO THEODORO JÚNIOR, deve o juiz garantir a efetividade da prestação jurisdicional, e por isso, “...seu dever sempre será o de processar os pedidos de tutela de urgência e afastar as situações perigosas incompatíveis com a garantia de acesso à justiça e de efetividade da prestação jurisdicional seja qual for o rótulo e o caminho processual eleito pela parte. O que lhe cabe é verificar se há um risco de dano grave e de difícil reparação. Havendo tal perigo, não importa se o caso é de tutela cautelar ou de tutela antecipada: o afastamento da situação comprometedora da eficácia da prestação jurisdicional terá de acontecer.” (“Curso de Direito Processual Civil”, vol. I, ed. Forense, 2006 , p. 406). Portanto, quanto ao risco de lesão irreparável ou de difícil reparação, observa-se que existe o risco de vida da autora. Conseqüentemente, necessário o fornecimento do medicamento nos moldes do receituário médico. Isto posto, defiro em termos o pedido antecipatório para que a ré forneça o medicamento OLYSIO (SIMEPREVIR) 150 mg. conforme prescrito pelo médico, à autora, no prazo de 24 horas, sob pena da aplicação de alguma das medidas do artigo 461 do CPC, inclusive o bloqueio de valores, para o custeio do remédio, salvo motivo justificado. Cite-se a ré com as advertências legais, após o recolhimento das diligências ou custas de citação, no prazo de 48 horas. SERVIRÁ A PRESENTE DECISÃO DE OFÍCIO

    ResponderExcluir
  2. Se o governo liberou 5.500 telaprevir/boceprevir para doentes GRAVES, em Um Milhão de Infectados, Imagine esse que ainda nem foi aprovado? Só pra quem pode esperar mais uns 5 anos!!!

    ResponderExcluir
  3. Tenho 2 amigas ,uma em Texas e outra em Denver, as 2 estao participando de trials.Uma sem interferon e Ribaverina… ja esta curada em 1 mes, mas o laboratorio ainda precisa esperar ate o final de novembro pra ver todos os resultados e levatar as possibilidades se podera ser lancado no mercado o ano que vem, a outra toma 2 pirulas tambem mas e com a Ribaverina, e esta e muito importante pois todas estas pesquisas sao feitas em pacientes "considerados bons" e quando sai a medicacao no mercado somente estes pacientes e que podem usar com a aprovacao do FDA. Esta amiga minha que esta fazendo com a Ribaverina e o Sofosbuvir , esta num grupo de risco, oque significa que sao pacientes que ja estao com cirrose avancada, os medicos aqui nos US estao muto ansiosos com esta pesquisa, somente 50 pessoas no mundo todo cm esta condicao foram escolhidas pra esta pesquisa e minha amiga esta nesta! SE isto der certo imaginem quantas pessoas cirroticas em estado avancado vao poder ter a chance da cura tambem! Vamos rezar!!

    ResponderExcluir
  4. boa noite,o tratamento com os tres medicamentos - ribaverina -peginterferon - telaprevir - sai por $$ 22.000,00 para o estado e ainda tem que entrar com liminar.

    ResponderExcluir
  5. Meu médico indicou o tratamento e a minha única esperança será uma ordem judicial. Um absurdo ter de esperar a ANVISA aprovar esse medicamento em 2015 para eu me tratar.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pela ajuda, iniciei meu tratamento.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas