Bomba de Infusão de Insulina




Testemunho sobre a bomba de insulina - Marina De Barros Collaco 

Oie Oie Oie Gente!!! Vamos falar sobre a Bomba de Insulina:


Bomba de insulina é um aparelho parecido com um bip. A bomba é do tamanho de um cartão de crédito, tem cerca de 3 centímetros de espessura, não pesa mais do que 100 gramas e está ligado ao corpo por um cateter (nada doloroso) que, em sua extremidade, tem uma agulha flexível.

A bomba pode ter controle remoto, sensor de medição de glicose real-time, pode ser colorida ou preta, e possui vários acessórios para tornar o seu uso mais agradável. Seja como for, ela tem, basicamente, a mesma função: garantir um controle eficiente da glicemia e o FIM DAS AGULHADAS.

“As bombas têm uma missão ambiciosa: injetar continuamente doses de insulina no paciente, numa quantidade determinada, de acordo com suas características”, explica o endocrinologista Walter Minicucci, coordenador do site SBD e um dos maiores especialistas no país em bomba de insulina.

Quem pode usar?

Qualquer pessoa insulino dependente. Seja ela criança, adulto, jovem ou até mesmo gestante.

Segundo o site ChildrenwithDiabetes.com, estudos demonstram que a bomba de insulina trabalha muito bem em crianças em idade pré-escolar ou que estão aprendendo a andar.Esse método também enfrenta suas contra-indicações.
Pessoas que têm aversão às agulhas; que não desejem fazer pontas de dedo várias vezes ao dia; que não tenham interesse em inserir a contagem de carboidratos em seu planejamento alimentar; ou que não têm a menor habilidade em manusear botões devem recorrer ao médico e, juntos, estudar outra alternativa.

Como faço para começar a usar?

Primeiramente você deve procurar um médico que tenha conhecimento nesse tratamento e que indique o uso dessa terapia em você.
Após algumas conversar, exames, e explicações você poderá fazer um test-drive, para conhecer o equipamento, usar durante 30 dias e ver se você realmente se adaptará ao tratamento.

Como funciona o Test-Drive?

Você irá analisar todas as marcas e modelos de bomba disponíveis no mercado. Após essa análise é necessário entrar em contato com o 0800 das empresas em que você gostaria de conhecer a bomba. Cada empresa tem uma forma de lidar com o teste e poderá demorar até 6 meses para que você consiga uma bomba para teste. A espera no entanto vale a pena. Durante 30 dias você viverá a experiência de usar uma bomba para o controle da sua glicemia.

E como faço para comprar?

O custo de uma bomba de insulina é alto (varia de 10 a 30 mil reais). Tanto para compra do aparelho quanto para a manutenção mensal do mesmo. Por isso que a grande maioria dos pacientes entram com um pedido ao Governo de suas cidades. Esse pedido deve ser feito por meio de um advogado ou por uma defensoria pública. Os advogados farão o processo de acordo com as necessidades descritas pelo seu médico. Após a entrada do pedido na Secretaria da Saúde existe um prazo (que pode variar entre 2 meses a 1 ano) de resposta. Caso o seu processo seja aceito pela secretaria da sua cidade você passará a receber todos os insumos necessários para o seu tratamento.

Advogado:

Dr. Eliezer Rodrigues de França 
(11) 2273-7299 
www.rodriguesdefranca.adv.br


Mas, e se os meus insumos faltarem? Como faço para comprar?

Existem lojas virtuais que vendem todos os acessórios e insumos para a bomba, você poderá comprar se houver necessidade. Não é feito a venda desses produtos em farmácias convencionais, é necessário procurar em lojas dedicadas a isso. Ou você poderá entrar em grupos de doações de insumos no Facebook e tentar encontrar alguém que possa fazer uma doação dos seus insumos.

Algumas lojas on-line:

Loja de Bem com a vida: http://migre.me/tdrAJ

Loja Droga Diet: http://migre.me/tdrBo

Quais as vantagens de usar a bomba?

Na minha opinião usar a bomba te livra de milhões de fatores chatinhos quando vc usa seringa ou caneta.

  • você não tem que ficar carregando 2 ou mais frascos de insulinas. toda a insulina que você usa fica dentro da bomba e pronto.
  • as agulhadas frequentes acabam. você vai receber 1 picada (bem menos dolorida do que a seringa/caneta) a cada 3 ou 4 dias.
  • fazer a correção é muito mais simples, já que você só precisa “apertar um botão” para tomar a insulina depois de contar os carbos ou depois de uma ponta de dedo alta.
  • a insulina que você usa na bomba não precisa ficar refrigerada, logo, diga adeus as bolsinhas térmicas.
  • a bomba é super discreta. vc consegue tomar insulina sem se expor para as pessoas durante um almoço ou uma reunião, super mais rápido do que pegar o frasco, puxar a insulina na seringa, levantar a blusa, aplicar na barriga.
  • seus níveis ficam bem mais controlados, uma vez que você faz as correções com uma facilidade muito maior, e com doses mais assertivas pois ela aplica doses que a seringa não consegue, como por exemplo: 5,12 unidade!
  • durante uma festa ou churrasco por exemplo vc pode usar uma função que se chama “multionda”. nessa função vc diz para a bomba o período de tempo que você ficará comendo, e calcula mais ou menos a quantidade de carbo. se vc for a uma festa de criança ou a um rodízio de comida japonesa: coloque 1h de duração e pronto: a bomba aplicará durante 1h uma quantidade extra de insulina.
  • para mães com crianças diabéticas a facilidade é ainda muito maior. é possível aplicar a insulina na criança sem tirar ela no parquinho ou da atividade. o bluetooth atua como um facilitador, a mãe pode programar as doses à distância.
  • você consegue fazer amigos! eu já conheci algumas pessoas na praia e também me aproximei de algumas no trabalho só por usar a bomba. as pessoas tem curiosidade de saber do que se trata e perguntam abertamente pra você. com a conversa explicativa sobre o dispositivo vc acaba fazendo uma amizade. 🙂
  • na hora de viajar é MUITO mais simples: basta levar seus insumos em uma bolsa e pronto! acabou os problemas de aeroporto com o transporte de gelo + seringas + cartinha do médico + autorização para entrar no avião com objetos cortantes…
  • você tem liberdade para escolher o que e quando comer: com a facilidade da correção rápida você pode sim comer um doce ou uma massa. basta corrigir com o bolus logo em seguida, contando os carbos ingeridos. (CUIDADO: com essa facilidade você acaba engordando pq vc come muito mais besteiras do que o de costume! E isso não é legal viu?)

Quer entender um pouquinho mais? Assista ao vídeo e se inscreve no Canal:

Linguagem : PT-BR

Comentários

  1. Fiz o teste com as duas Bombas de Insulina que hoje são disponibilizadas no Brasil (das marcas: Medtronic e Roche). Entrei com o processo administrativo, depois de uns 45 dias, me enviaram um telegrama me chamando pra ir ao Hospital das Clínicas fazer uma entrevista com uma endocrinologista, fui, levei exames laboratoriais, controle de dextros, depois de uns 2 meses, recebi outro telegrama dizendo que minha solicitação de Bomba de Insulina tinha sido NEGADA. Fiquei frustrada! Estava certa de receber a bomba. Por fim decidi entrar com o Processo Judicial, mas não disponibilizava do valor que um advogado particular hoje está cobrando, então decidi procurar a Defensoria Pública de SP.

    ResponderExcluir
  2. Li uma reportagem da revista Diabetes sobre a bomba de insulina, o que me deixou preocupada foi o valor de manutenção do aparelho, que seria no caso a insulina. No caso de conseguir judicialmente a bomba a insulina seria reposta também ? Porque os preços são realmente inacessíveis e já tentei de todas as formas controlar o diabetes (tenho o tipo1) e é praticamente impossível, vivo sendo internada e etc. E no caso de entrar com uma açõ judicial, como consigo isso ? Se puderem me ajudar agradeço de coração, porque não está sendo nada fácil… Obrigada !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou leigo mas ouvi relatos de que a responsabilidade do estado seria a de fornecimento dos insumos mensais também.

      Excluir
  3. Gostaria de mais informações sobre o uso da bomba, estou querendo colocar no meu filho de 8 anos apesar de saber da eficácia, tenho um certo medo.

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto à indicação de outras insulinas ou da bomba de infusão de insulina é aconselhável que você consulte seu médico que poderá orientá-lo da melhor forma.
      Caso seu médico lhe indique outra insulina ou até a bomba de infusão de insulina e você não possa adquiri-la, você pode requerê-la administrativamente na UBS mais próxima de sua residência, ou na Prefeitura de sua cidade ou na Secretaria de Saúde do Estado, desde que haja indicação precisa e laudo detalhado do seu médico.
      Se não lhe fornecerem poderá ingressar com ação judicial e para tanto poderá procurar um advogado que irá orientá-lo da melhor forma.

      Excluir
  4. Vou registrar meu comentário e agradecer pelo aparelho obtido, pois mudou a minha vida. Muito obrigada! Débora e Iara.

    ResponderExcluir
  5. O test drive da bomba na filha diabética de 5 anos foi ótimo realmente, sem comentários, espero não ter dificuldade em conseguir na Justiça.

    ResponderExcluir
  6. Tenho diabetes há 7 anos , sou usuário da bomba de infusão há 4 anos, até ler os comentários nesse blog não sabia que ela foi desenvolvida com tecnologia da NASA fiquei surpreso com a informação. Uso um tipo de bomba que me permite ter maior flexibilidade nas refeições, a assistência prestada pelo laborátório é maravilhosa sempre que precisei fui atendido, além disso entendo que a bomba em determinados momentos me deixa encomodado, isto quando se trata de dormir com ela ou na hora de trocar o cateter ,confesso dói um pouquinho( mas acostuma). Para recarregar o refil de insulina não requer prática nem habilidade, é super facil e simples. o tratamento com bomba no meu caso foi o melhor que encontrei, todavia já tratei o meu diabetes de outras formas com as quias também consegui resultados satisfatórios.

    ResponderExcluir
  7. Conseguir essa bomba de infusão é somente por advogado? Eu tentei por pedido direto na Secretaria mas não recebi resposta. Obrigada, Vania.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas