sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Conheça 5 leilões que podem te ajudar a economizar

 



Por Fabiana Pimentel |8h34 | 29-06-2012


SÃO PAULO - Toda chance de economizar é bem vinda, não é mesmo? Por isso, pesquisar bem antes de comprar é o melhor caminho para quem quer gastar menos.



Algumas opções de leilões podem ser a solução para quem procura um determinado produto ou bem, dispõe de um determinado valor, mas não consegue comprar em uma loja, como videogames, aparelhos de telefone celular e acessórios para veículos.



Nos leilões também é possível arrematar móveis, eletroeletrônicos e até mesmo joias.



Mas se engana quem acha que os leilões só negociam itens pequenos. Para os interessados em comprar um carro ou uma casa, existem leilões específicos para esses tipos de bens.

Conheça os tipos de leilões e escolha onde comprar:

LeilãoItens leiloadosParticipantesOnde participarComo participar
Receita Federal
Nos leilões da Receita Federal é possível encontrar os mais diversos itens, como: videogames, pneus, notebooks e netbooks, bebidas alcoólicas, acessórios para veículos (som, módulos), aparelhos de telefone fixo e celular, automóveis novos, veículos antigos, caminhões, utensílios domésticos e até joias.
Existem modalidades em que podem participar pessoas físicas ou jurídicas. No caso das pessoas físicas, o interessado deve estar regularmente inscrito no Cadastro de Pessoas Físicas da Receita Federal.
Para saber quando e onde serão realizados o leilão, os interessados devem acompanhar a sessão leilões no site da Receita, lá é possível saber com antecedência quais itens serão leiloados.

Para participar, os interessados devem estar munidos de documento de identificação com foto expedido por órgão oficial e do número do CPF.

Na sucessão de lances, a diferença de valor não poderá ser inferior a R$ 500. O pagamento deve ser feito à vista e até o dia do vencimento do Darf (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) que será entregue ao consumidor no ato da arrematação. 
Itens de apartamentos decorados
Tudo que é necessário para decorar e mobiliar um imóvel é possível encontrar nesses leilões, como: sofás, racks, TV’s, banheiras, decks para jacuzzi, hidromassagens, vasos, tapetes, louças, entre outros.
Pessoas físicas maiores de idade e com CPF em situação regular.
Alguns desses leilões acontecem pela internet, como no site Lance Total, porém, é importante visitar o apartamento decorado antes de dar o lance, assim é possível conhecer o item que poderá ser arrematado.
Quando o leilão é virtual basta realizar o cadastro e acompanhar os lances pela internet. O arrematante recebe um e-mail com informações sobre o depósito do valor do lance, que deverá ser realizado no prazo de quatro horas.
Carros
Carros em todos os estados de conservação.
Pessoas físicas e jurídicas.
Existem pátios de leilões espalhados por todo estado de São Paulo. Alguns leiloeiros colocam as fotos dos veículos que serão leiloados por pátio, fazendo uma pesquisa prévia é possível definir qual pátio visitar para arrematar o veículo desejado.
Alguns leiloeiros não costumam exigir pré-cadastro para participar do leilão. O pagamento do veículo deve ser à vista, em alguns casos com cheque administrativo ou depósito bancário
Imóveis da Caixa
Casas, apartamentos e outros imóveis de diversos valores, vazios ou ocupados
Qualquer pessoa física ou jurídica que não estiver movendo ação judicial contra a Caixa, não tenha restrições cadastrais, não esteja inadimplente com a CEF, tenha renda compatível com o valor do imóvel em caso de financiamento e estar enquadrados nas regras do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) no caso de precisar dos recursos.
O interessado deve realizar um cadastro de interesse para que a CEF realize o contato, depois será possível visitar o imóvel. Na concorrência pública os lances são feitos em envelope lacrado.

Quem deseja adquirir um imóvel no leilão da CEF pode optar pela concorrência pública - quando o imóvel será vendido para o interessado que apresentar em sua proposta a melhor oferta - ou venda direta - quando o imóvel será vendido ao primeiro interessado que apresentar proposta. Encargos atrasados, como impostos, serão pagos pela CEF desde que o arrematante não seja o responsável pelo débito.

O interessado terá de realizar um depósito caução de 5% do valor do imóvel para validar sua proposta. Caso a proposta não seja aceita, o dinheiro será devolvido, se aprovada, o interessado poderá usar o valor para pagar despesas com a aquisição do bem. Nos leilões os imóveis podem ser financiados. 
Joias penhoradas Caixa Econômica Federal
Colares, brincos, anéis, entre outros.
Podem participar do leilão pessoas físicas e jurídicas, que não precisam ser clientes do banco, desde que estejam em situação regular na Receita Federal.
Agências da CEF. É importante acessar o site da vitrine de joias do banco para ver as fotos dos itens que compõem o lote desejado. Depois, o interessado precisa se cadastrar nas agências indicadas, obter uma senha que permitirá efetuar os lances em qualquer terminal de autoatendimento.
É preciso entrar em contato com um agente de penhor da CEF, apresentando original e cópia do documento de identidade, CPF regular junto à Receita Federal e comprovante de residência. O arrematante pode optar por fazer o pagamento integral ou o pagamento de sinal, correspondente ao valor mínimo de 20% (vinte por cento) do valor total dos lotes vencedores, acrescido dos 5% referentes à Tarifa de Licitação.


Cuidados com os leilões


Apesar dos leilões serem atrativos, é importante tomar alguns cuidados na hora de comprar. para não entrar numa fria.

Nos leilões de imóveis, um dos cuidados principais é procurar saber se o imóvel possui processos em andamento na justiça, pois em alguns casos, o novo dono acaba perdendo o imóvel porque o antigo proprietário conquista direito sobre o bem na justiça.

O leilão de veículos possui muitas vezes, carros com pouca quilometragem, originados de dívidas com bancos e financeiras. Nesses leilões, o consumidor não pode ligar o veículo, apenas observá-lo por fora.

Por isso, visite um leilão de automóveis antes de decidir comprar por esse meio. Observe como ele é realizado e só depois vá para realmente fechar o negócio.

0 comentários:

Postar um comentário