sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Aposentado isento de IR

18/08/2011 - 13h39 - DE SÃO PAULO

Um projeto aprovado ontem na Comissão de Assuntos Sociais do Senado isenta aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) com mais de 60 anos do pagamento do Imposto de Renda.

A proposta, que ainda precisa passar pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado antes de ser encaminhada à Câmara, estabelece a isenção a partir do mês em que o beneficiário do INSS completa 60 anos de idade.

De acordo com a senadora Ana Amélia (PP-RS), autora do projeto, o objetivo da proposta é "contribuir para minimizar a perda dos aposentados e pensionistas, que têm visto seus rendimentos sendo achatados ano a ano".

A comparação feita pela senadora é com o rendimento do salário mínimo, que tem reajuste diferente daquele dado à aposentadoria.

De acordo com informações da Agência Senado, o relator do projeto, senador João Vicente Claudino (PTB-PI), concorda com os argumentos de Ana Amélia. No parecer pela aprovação da proposta, ele disse "estar convicto da validade e relevância das mudanças pretendidas".

Pela regra atual, aposentados e pensionistas com mais de 65 anos já pagam menos IR que os demais trabalhadores porque têm limite de isenção maior. Assim, só pagam IR os aposentados com essa idade ou mais se receberem mais de R$ 3.133,22.

Se o projeto entrar em vigor, quem ganha mais que isso não irá precisar pagar o imposto. No Senado, o texto tramita em caráter conclusivo, ou seja, não precisa passar por votação em plenário --bastam as votações nas comissões.

0 comentários:

Postar um comentário