quarta-feira, 8 de junho de 2011

Dicas de Gustavo Cerbasi

Arremate sem medo: 7 lições para comprar um imóvel em leilão

Passe de novato a expert em leilões imobiliários com as dicas de dois especialistas nesse mercado.

Por Natália Garcia

No começo, parece complicado. Mas se você seguir o passo-a-passo dos bons participantes de leilões, arrematar um imóvel após alguns lances pode lhe render um ótimo negócio. Para ajudá-lo nessa tarefa, consultamos dois especialistas no assunto: Gustavo Cerbasi, consultor financeiro, e Celso Petrucci, economista-chefe do Secovi-SP. A seguir, eles dão as dicas para você passar de novato a expert no assunto. E mais: confira a agenda com os próximos leilões revistos para todo o Brasil.

Lição 1 - Assista a leilões. Antes de participar, aprenda com quem está comprando. Os imóveis mais interessantes naturalmente provocam mais lances de imediato. Aqueles sem nenhum lance podem estar em piores condições ou com problemas de regularização burocrática. É aconselhável observar este movimento antes de fazer a oferta.

Lição 2 - Leia o edital com atenção. Esse é o documento básico para quem está interessado em adquirir um imóvel em leilão. Ele traz todas as características do bem, sua procedência, situação burocrática etc. Sem essa leitura prévia, não siga adiante.

Lição 3 - Analise o imóvel com antecedência. Visite-o e consulte a regularização dos documentos no cartório de registro da empresa. Todas as informações para a consulta podem ser obtidas nos pontos de venda.

Lição 4 - Força extra. Fazer a compra com a consultoria de um advogado especialista é sempre uma boa opção. Ele poderá levantar o preço do metro quadrado da região, para evitar prejuízos na compra.

Lição 5 - Menos é mais. Para os iniciantes em leilões imobiliários, convém começar por compras menores, como terrenos e áreas comerciais (que também são mais fáceis de revender).

Lição 6 - Cuidado com imóveis ocupados. Arrematar um imóvel nessa condição pode ser complicado. Nesses casos, é importante saber as condições de saída do inquilino do local. Mais uma vez, um advogado especialista pode ser uma companhia decisiva.

Lição 7 - Revender é melhor que habitar. A compra de imóveis em leilões costuma ser mais lucrativa para quem quer revender do que para quem procura a casa própria. Isso porque ao optar pelos leilões, embora os preços sejam mais baixos, as opções são restritas (só com muita sorte você consegue algo exatamente naquele bairro dos seus sonhos).


Fonte: Site Casa.com.br

0 comentários:

Postar um comentário